A data serve para lembrar a importância desses profissionais na sociedade, já que atua na defesa dos direitos humanos e sociais e pela sua efetivação via políticas públicas, na perspectiva de assegurar vida digna a classe trabalhadora
Em meio a tantas profissões existentes, a do/a Assistente Social é, sem dúvida, uma das mais relevantes no dia-a-dia de uma população. O papel do/a profissional é de um protagonista, pois se projeta frente à sociedade, por meio de projetos políticos capazes de transformar a realidade, colocando em prática políticas sociais de atendimento ao combate as desigualdades. Importantes instrumentos como o Código de Ética, direcionam os/as Assistentes Sociais expressando o projeto profissional contemporâneo comprometido com a democracia e com o acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos.
No intuito de lembrar a importância desse/a profissional para a sociedade, foi instituída a data de 15 maio como o dia do/a Assistente Social. É necessário ressaltar que o profissional de Serviço Social e o termo “assistência social” são denominações distintas, sendo que o segundo é uma política pública, direito do cidadão que dela necessitar e um dever do Estado. Já o/a Assistente Social é o/a profissional graduado/a em Serviço Social e precisa de registro no conselho.
O dia é comemorado em virtude de Decreto 994/62 que regulamenta a profissão do/a Assistente Social e cria os Conselhos Federal e Regionais editado em 15 de maio de 1962. Assim, embora a profissão tenha sido legalmente reconhecida por meio da Lei nº 3252/57, somente em 15 de maio foram regulamentados e instituídos os instrumentos normativos e de fiscalização.
Segundo o presidente do Conselho Regional de Serviço Social- CRESS 21ª Região/MS, Valdereis Freitas de Souza, a profissão do/a Assistente Social é tida como de relevância pública, considerada pela ONU como uma das cinco mais importantes para contribuir no processo de desenvolvimento social e superação das desigualdades no mundo. “Num país capitalista como o Brasil, o papel do/a Assistente Social se pauta pela defesa intransigente de direitos humanos e sociais, pela efetivação destes assegurados em lei e pela sua materialização via políticas públicas, na perspectiva de assegurar vida digna a todos e todas, em especial, a classe trabalhadora”.
O Conselho Regional de Serviço Social está diretamente inserido em questões sociais. Como o Brasil tem um alto índice de desigualdade social, os/as profissionais, em sua maior parte, têm seu trabalho voltado para a população em situação de pobreza, ou pessoas que têm seus direitos violados, e ainda as que estão em situação de vulnerabilidade social. “O/a profissional vivencia e conhece os atuais problemas da sociedade e as diversas expressões da questão social existentes nela, tais como: violência, desemprego, preconceito, discriminação, exploração do trabalho infantil, e demais demandas existentes como na saúde, habitação entre outras. O/a Assistente Social tem como principal desafio compreender a realidade dos indivíduos construindo propostas de trabalhos, coerentes com suas necessidades”, explica Valdereis.
Ele ainda ressalta que o/a Assistente Social tem a função de garantir os direitos do cidadão e ajudá-los a resolver seus problemas, seja por meio da mobilização dos recursos da comunidade ou políticas públicas.
http://www.cress-ms.org.br/noticias/15-de-maio-e-comemorado-o-dia-doa-assistente-social.html (acesso em 15/05/2015).
Parabéns a todos esses profissionais !!!
ResponderExcluirPessoas que fazem a diferença!
:) Parabens!!!
ResponderExcluir